sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Procura de casa

Iniciei a minha procura de casa assim que soube que vinha para Paris. Entrei em contacto com o pessoal que cá estava e todos me disseram que ia ser uma tarefa difícil... Eu tava naquela de ver para querer mas ainda fiz alguns telefonemas de Portugal e comecei a ver a coisa mal parada...
Desde que cheguei que para além do trabalho, não tenho feito praticamente mais nada senão comprar jornais e navegar na net à procura de anúncios de arrendamento. Até hoje, devo ter ligado para mais de 100 anúncios e nada... Ou ia ter ao atendedor, ou não atendiam, ou simplesmente já estava alugado.


Assim, tendo em conta as experiências por que passei ao procurar casa nestas últimas semanas, a procura de casa pode ser resumida em 5 fases:

1-Procura

Esta pode ser efectuada via Internet ou jornal. As agências são para esquecer pois pedem comissões que são sempre superiores a 1000 euros.

2-Telefonemas

Procura feita e seleccionados os alvos, é altura de telefonar... Se tivermos sorte, alguém atende e se a sorte continuar, a coisa ainda não está alugada :P Segue-se um autêntico interrogatório do tipo: Nome? telefone? Trabalha? Onde? Quanto ganha? Contrato com tempo Det. ou Ind.? Por quanto tempo quer ficar? Enfim, só falta mesmo pedirem para tirar sangue e mandar uma mijinha para um copinho de plástico.

3-Casting

Nesta fase, entramos na fase da euforia pois finalmente temos uma marcação para ir ver a casa. Lamento informar mas esta fase acaba bem depressa pois assim que chegamos ao local, está montado um autêntico casting!!! Casting, porque encontramos sempre uma fila de pessoas que vieram pela mesma coisa que nós. Ver o apartamento, lembram-se?!? Quando finalmente chega a nossa vez, a nossa vida é completamente disseminada acabando com um "vou pensar e depois digo-lhe qualquer coisa".

4-Espera

Basicamente, nunca temos a certeza se vamos ou não ficar com a casa ou mesmo se vamos receber um telefonema a dizer-nos a resposta. Basicamente, há tanta procura que os senhorios se dão ao luxo de escolher o pessoal a dedo.

5-Despertar para a vida

Esta fase é a fase da pancada. A fase onde nos apercebemos que fomos de barco e que fomos discriminados por uma ou mais das seguintes situações:

-O ordenado é inferior a 3 vezes o preço da casa;
-Não temos fiador francês;
-Somos estrangeiros (O ser português também não ajuda muito);
-Não gostam do nosso aspecto;
-Simplesmente porque o senhorio é Konas e não gosta de nós;

Aqui tentei retratar o que é procurar casa em Paris. Espero que vos tenha assustado pois a intenção era mesmo essa. Aliás, mais vale saberem para o que vêm antes de se porem à estrada. Já agora, se vierem para estas bandas, BOA SORTE ;)

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Arrondissements

Paris está dividida em 20 arrondissements (bairros em português). Vamos lá então a uma breve descrição... 1, 2, 3 são carotes por serem mesmo no centro de Paris mas são zonas onde podemos encontrar vários monumentos e as ruas repletas de turistas. O 4 é divido entre judeus, homossexuais e tudo o mais que rima com "ais". O 5, cartier latin, um bairro cheio de vida e culturas de todos os pontos do globo. 6 e 7, muito perto da zona central e também perto da famosíssima torre Eiffel. O 8, talvez o mais finório por ser onde estão os Champs-Élysées. 9 10 e 11 são zonas engraçadas, principalmente a zona de Pigalle que tem uma catrefada de estabelecimentos ligados à indústria do sexo e pessoas chamadas muito alternativas. 12, 13 e 14 são bairros mais simpáticos a nível de preço e que dependendo do sítio, onde se consegue mesmo assim ficar relativamente perto do centro. 15, 16, 17 são bairros mais residenciais, sendo por isso mais calmos. O 18, já um pouco na periferia mas que tem como inquilino o famoso Sacré Coeur. 19 e 20 , não têm assim grande coisa para ver e tenho ouvido que a probabilidade de se sair de lá descalço é grande mas só vendo. Os preços por estas bandas não têm nada a haver com os preços de Paris, já devem ter percebido porquê.

sábado, 24 de novembro de 2007

Festa Welkbye

Ontem foi dia de festa cá em casa... Uma festa muito especial. Welk the welcome para os novos estagiários recém chegados a Paris, ou seja, eu, a Liliana e o zeca. Bye de goodbye para o Gonçalo que acabou por aqui o estágio e vai recambiado de volta para Portugal.

O pessoal

Com mais de 35 pessoas numa área de 50 m2, mais de 50 garrafas de álcool, muitas fotos censuradas... aqui fica um excerto da festança:


sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Greve dos transportes

Greve é a cessação colectiva e voluntária do trabalho realizada por trabalhadores com o propósito de obter benefícios, como aumento de salário, melhoria de condições de trabalho ou direitos trabalhistas, ou para evitar a perda de benefícios. Por extensão, pode referir-se à cessação colectiva e voluntária de quaisquer actividades, remuneradas ou não, para protestar contra algo.
Vejam lá se adivinham onde raio teve origem esta coisa da greve?! Nada mais nada menos do que em França... SÓ PODIA !!!!!
Em Portugal, lembro-me de haver dias de greve. Um quando o rei faz anos e tal e coiso mas aqui já lá vai mais de uma semana e nada. Nunca andei tanto na minha vida como nesta última semana.
O que vale é que esta manhã ouvi por aqui dizer que hoje é o último dia de greve. Será mesmo?

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Primeiras fotos

Hoje este um dia de "verão" e eu, a Filipa e o Diogo, resolvemos esticar o pernil. Aqui ficam algumas fotos tiradas pelos nossos pontos de passagem:

Torre Eiffel


Torre Eiffel (merece outra foto)


Invalides


Museu do Louvre


Ponte Alexandre III

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Sem abrigo

Desde que cheguei que me tenho sentido como um autêntico sem abrigo. Isto porque não consigo arranjar casa por aqui. Ainda tenho as coisas dentro da mala e apesar do pessoal ser 5 estrelas para mim, tenho sempre a sensação que estou a incomodar (e estou...) mas não tenho outra alternativa. Das duas uma, ou continuo a sintir-me como um sem abrigo ou passo a ser mesmo um sem abrigo...

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Recepção

Apesar de ter nascido aqui pelas terras do Mitterran, aqui por Paris não ficou nada e lá tive que procurar um sítio para ficar.
Ser contacto, hum... como explicar... bem, ser contacto é como ser diplomata mas sem o carro, a casa e o dinheiro. É só mesmo contactos :P Uma rede brutal que já dura há mais de 10 anos e que me proporcionou encontrar sítio para pernoitar até encontrar casa.
Acabei por ficar em casa de dois C10 (contactos da edição 10) que ainda por aqui estão. O Gonçalo, o bacano que vou substituir na Altran e a Filipa, a que me aturou nos primeiros dias pois o Gonçalo esteve ausente.

sábado, 17 de novembro de 2007

Era uma vez...

Lembram-se quando eu vos disse que ia tentar sair de Portugal a todo o custo ?!? Os primeiros cartuxos, gastei-os na Noruega. Ao vir recambiado, enviei alguns currículos e tal e coiso e nada...
Em puro desespero, resolvi dar finalmente ouvidos ao Arão (um amigo meu) e dar uma olhadela no programa contacto. Um programa do AICEP direccionado a licenciados e companhia com o intuito de os enviar para trabalhar no estrangeiro.
Este ano, foi já a 11ª edição deste programa, à qual eu concorri. Após algumas idas a Lisboa para fazer testes psicotécnicos, dinâmica de grupo, entrevistas e companhia... entre 1500 candidaturas, fui um dos 88 felizes contemplados (Afinal não sou assim tão burro !! :P)

A nata da nata :P

Após sermos seleccionados, tivemos todos juntos num hotel em Braga onde tivemos uma formação em gestão internacional. Nunca soubemos o nosso destino até ao último dia. Um dia de risos e choros, um dia de muita ansiedade, enfim, um dia que mudou a vida de muita gente... O meu destino já voçês sabem... Paris, mais precisamente para trabalhar na Altran, a maior consultora ao nível das tecnologias (dizem...).

A fase que se seguiu foi trabalhar em Lisboa nas semanas que antecederam o dia da viagem para Paris. Trabalho esse com o intuito de dar a conhecer o funcionamento da empresa. Estas 2 semanas foram muito especiais pois foi o meu primeiro passo no mercado de trabalho e também porque conheci excelentes pessoas. Ooh João, és o Maior!! (Não te esqueças da cena do keylogger :P) Nestas 2 semanas, estive hospedado em casa do Nuno e fui recambiado para a casa do Bart. Fica aqui o meu obrigado pelos trocos que me fizeram poupar e pelo que tiveram que aturar :P

Passadas as 2 semanas... Paris j'y vais !!!

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Estou de volta

Depois de tantos pedidos, lá vão ter que gramar com as minhas aventuras... desta vez em Paris... Vou ficar por aqui nos próximos 9 meses e vou tentar dar-vos a conhecer os meus primos da França :P
Se pensam que vão encher a barriga de leitura, aviso-vos já que estão muito enganados. Depois da trabalheira que o outro blog me deu (mais do que a minha teste mas pronto... não digam a ninguém :P), desta vez pensei e resolvi escrever só quando acontecer algo que mereça ser lido por alguém, mais que não seja por voçês ;)