terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Luxemburgo

Os que me me conhecem sabem que não sou de ficar muito tempo no mesmo sítio e certamente não vão ficar admirados em saber que tenho algumas viagens planeadas :P
Por acaso, uma foi já este fim de semana. O destino foi o Luxemburgo!!!

Tudo começou no outro fim de semana onde conheci um grupo de portugueses (Custódio, Sara e companhia) a trabalhar no Luxemburgo. Durante a conversa, mostrei a minha vontade de lá ir e espetaram-me logo com um convite para ir lá ao jantar de natal que eles estavam a organizar e visitar o sítio. No fim de semana passado, lá fui eu :P

Assim que lá cheguei, senti-me logo em Portugal. Para começar, estava a Sara (uma portuguesa) à minha espera na estação. Depois, vi carradas e carradas de portugueses na rua, cafés e bares portugueses por todo o lado e até alguns anúncios afixados na rua estavam em português (Com uns erros de emigrante à mistura :P).

O que andei a fazer por lá??? Hum... A minha jornada começou por ajudar o Custódio e a Sara com os preparativos para o jantar de natal que incluiu cortar cenas aos bocadinhos e encher perus à chapada :P

Um dos "piruns" que foram violados à força toda


BREVEMENTE
Uma curta metragem intitulada "A violação dos piruns"


Seguiu-se uma visita ao centro da cidade onde estava o mercado de natal e onde após termos passado o dia a comer e beber (Sim porque a cada 2 pedaços que cortava, 1 ia para o bucho), ainda tivemos tempo para beber um copo de vinhaça quente e ver alguns spots. Aqui ficam umas fotos:

Ao meio, a Márcia com o Custódio


Um mercado de natal com cenas natalícias e a bem boa pinga quentinha


A catedral de Notre Dame (Imitadores :P)


O Palácio do duque (O príncipe Carlos lá da zona)


Uma panorâmica nocturna de um dos bancos visto do outro lado do rio


Um edifício xpto com uma projecção na fachada


Olha outro...

O jantar, bem, após ter ajudado a fazer a coisa, confesso que a fome não era muita mas lá fiquei com o pandulho a abarrotar outra vez.
À noite, o destino foi a baixa onde devido à chuva incessante, acabámos por abancar num café português... com Karalhoque e tudo. Ora vejam:




O pessoal que não se cortou

Depois do karalhoke, nada melhor que caminhada onde por acaso encontrámos um concerto ao vivo numa das praças da cidade. Um concerto brutalissimo onde estava a tocar um grupo russo. Tocaram musicas conhecidas mas com letras à moda deles. Simplesmente, muito bom. O final do concerto foi a melhor parte já que 2 raparigas puras e singelas resolveram subir ao palco e agradecer a todos os membros da banda o bom concerto que deram.


Os agradecimentos ao vocalista

Para variar, o Domingo foi chuvoso mas nada que me fizese desistir de voltar à cidade para ver (rever) alguns spots.
Ao fim da tarde e antes de ir apanhar o combóio, tive direito a uma visita guiada pelo Grund, um género de fosso natural que fica à volta da cidade e que na altura da guerra, servia como defesa. Ora vejam:

Alguns edifícios antigos


Uma panorâmica do rio


Um centro de exposições com um bar com música ao vivo


Alguns vestígios das fortificações

Depois de comprar o postalinho da ordem para enviar à minha mãe, um íman para colar no frigorífico e uma prenda muito especial para a minha colocataire, a Filipa, mais conhecida por poussinette :P Para este último recado, andei debaixo de vento, chuva e trovões a cambalear pelas ruas do Luxemburgo. Isto, em busca de uns chocolates, a perdição da poussinette... Recados feitos, hora de voltar à base :( O que vale é que tenho pessoal à minha espera (ou não...) na minha casinha em Paris :P

CONCLUSÃO

Após as voltas que dei a visitar a cidade, posso dizer que é mesmo muito pequena atrevendo-me até a dizer que a cidade do Luxemburgo é do tamanho de Faro, sabem?? Aquela aldeia dos Algarves que fica em Portugal, uma das províncias de Espanha :P

Neste fim de semana conheci pessoas excepcionais que certamente voltarei a ver aqui por Paris ou quando lá voltar (No inverno não é de certeza :P). Tiveram paciência para me aturar, deram-me comida, dormida, mostraram-me a cidade e acima de tudo, foram aquela companhia ;)

Aqui fica o meu especial obrigado para o Custódio que me deu um tecto, para a Sara que me aturou debaixo de chuva e sol (sol nem por isso) e para o Marc pela visita guiada que ele me fez. Enfim, o meu obrigado a todos pessoal!!! É verdade, um beijinho para a Márcia aqui do tio Bruno.

1 comentário:

Jaime Silva disse...

Olá Bruno!

Aproveito a época festiva para te deixar os votos de um Feliz Natal e Bom Ano de 2008.

Abraço,

Jaime