sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Procura de casa

Iniciei a minha procura de casa assim que soube que vinha para Paris. Entrei em contacto com o pessoal que cá estava e todos me disseram que ia ser uma tarefa difícil... Eu tava naquela de ver para querer mas ainda fiz alguns telefonemas de Portugal e comecei a ver a coisa mal parada...
Desde que cheguei que para além do trabalho, não tenho feito praticamente mais nada senão comprar jornais e navegar na net à procura de anúncios de arrendamento. Até hoje, devo ter ligado para mais de 100 anúncios e nada... Ou ia ter ao atendedor, ou não atendiam, ou simplesmente já estava alugado.


Assim, tendo em conta as experiências por que passei ao procurar casa nestas últimas semanas, a procura de casa pode ser resumida em 5 fases:

1-Procura

Esta pode ser efectuada via Internet ou jornal. As agências são para esquecer pois pedem comissões que são sempre superiores a 1000 euros.

2-Telefonemas

Procura feita e seleccionados os alvos, é altura de telefonar... Se tivermos sorte, alguém atende e se a sorte continuar, a coisa ainda não está alugada :P Segue-se um autêntico interrogatório do tipo: Nome? telefone? Trabalha? Onde? Quanto ganha? Contrato com tempo Det. ou Ind.? Por quanto tempo quer ficar? Enfim, só falta mesmo pedirem para tirar sangue e mandar uma mijinha para um copinho de plástico.

3-Casting

Nesta fase, entramos na fase da euforia pois finalmente temos uma marcação para ir ver a casa. Lamento informar mas esta fase acaba bem depressa pois assim que chegamos ao local, está montado um autêntico casting!!! Casting, porque encontramos sempre uma fila de pessoas que vieram pela mesma coisa que nós. Ver o apartamento, lembram-se?!? Quando finalmente chega a nossa vez, a nossa vida é completamente disseminada acabando com um "vou pensar e depois digo-lhe qualquer coisa".

4-Espera

Basicamente, nunca temos a certeza se vamos ou não ficar com a casa ou mesmo se vamos receber um telefonema a dizer-nos a resposta. Basicamente, há tanta procura que os senhorios se dão ao luxo de escolher o pessoal a dedo.

5-Despertar para a vida

Esta fase é a fase da pancada. A fase onde nos apercebemos que fomos de barco e que fomos discriminados por uma ou mais das seguintes situações:

-O ordenado é inferior a 3 vezes o preço da casa;
-Não temos fiador francês;
-Somos estrangeiros (O ser português também não ajuda muito);
-Não gostam do nosso aspecto;
-Simplesmente porque o senhorio é Konas e não gosta de nós;

Aqui tentei retratar o que é procurar casa em Paris. Espero que vos tenha assustado pois a intenção era mesmo essa. Aliás, mais vale saberem para o que vêm antes de se porem à estrada. Já agora, se vierem para estas bandas, BOA SORTE ;)

2 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Grande Bruno, isso está complicado hein... Mas não desesperes que ainda vais arranjar um casarão por tuta e meia.
Abraço

Le chat noir disse...

Olá !!!! Eu sou uma C14 para Paris ! Andamos à procura de alojamento para Janeiro! Sabes os sites mais credíveis para ver isso???

Bjos, obrigada