segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

NORUEGA

Tanta foi a publicidade que fiz à terra do bacalhau que 2 amigos e colegas de curso acabaram por seguir-me as pisadas (chegaram no passado dia 12). Eu tinha sido o primeiro português a ser visto por aquelas paragens (e logo eu). Como não tinha nada combinado para o fim de semana, resolvi dar um salto à terra do bacalhau para ver os meus compatriotas e matar as saudades do pessoal que ainda se encontra por lá neste momento ...
Acabado de chegar a Oslo, Polse Time!!! (Os cachorros lá da zona que até nos kiosques se vendem). 1h40min depois, Gjøvik à vista, rumo à universidade para dizer olá ao pessoal. Como era sexta, muita gente não estava presente mas deu para encontrar a Bente e a Inger (pessoal do gabinete de relações internacionais que me receberam na altura), Pessoal que por lá andava nos corredores como o meu vizinho norueguês (o Mathias...Lembram-se?! Ganhou o 1º prémio do concurso Best Neighbors awards :P). Quanto ao meu supervisor, não estava mas deixei-lhe um bilhete na porta do escritório com a minha marca :P

Ao chegar, era neve por todo o lado :P

Por lá, tinham ficado o Saleh, Jean-Baptiste, Willy, Ansar, Kaltrina, Merita, Hafez e Catharina. A eles, juntei-me eu e o Steffen (vindo de Berlim, Alemanha) para espevitar a malta.

O jean-Baptiste e o Saleh estavam por lá à minha espera. Fomos rumo a Sørbyen, a minha ex-residência (mesmo lá em cima do monte) onde eu e o Saleh preparámos uma jantarada para o pessoal. Aproveitei para convidar o Gil e o Edgar e assim apresentá-los ao pessoal. Durante o jantar, houve alguém que se lembrou de me pedir para por na mesa a garrafa de água benta que eu tinha trazido (só para um shot dizia ele). Como sempre, a garrafa marchou toda e não marchou mais porque não havia. Abençoados até ao tutano, lá fomos nós monte abaixo (de autocarro :P) onde fomos ao Jone's (No meu tempo não havia), metade pub metade disco onde acabámos por beber umas jolas. Ora vejam:



No sábado, estava planeado fazer um dia de snowboard mas o tempo mostrou-se algo molhado e as pistas estavam geladas. Assim, o dia de snowboard foi trocado por umas compras (uns chocos para a poussinette) no centro e um hamburguer.




À noite, depois de feito o aquecimento na casa do Willy, para variar... mais uma festa. Desta vez numa outra residência (Nørdbyen) onde fomos ter com alguns noruegueses e norueguesas (ai aquela Gina!) A noite acabou no Sløgger (também n existia no meu tempo), a Disco onde todos vão. Quando digo todos é mesmo todos pois nesta noite vi o pessoal todo. Aqui ficam algumas fotos:




Domingo de manhã, 10h30, toca acordar para ir tomar o pequeno almoço na cozinha do Hafez... A ementa foi pequeno almoço Palestiniano. A mesa mais parecia a zona das especiarias do mercado mas estava tudo 5 estrelas ;)


Palestinian Brunch :P

Até o raio da residência e arredores me deram pena deixar para atrás por isso tirei umas últimas fotos da janela do quarto do Saleh:



MEMÓRIAS

Os bons velhos tempos, os melhores 6 meses da minha vida, onde conheci pessoas excepcionais (outros nem por isso) com quem mantive contacto ao longo deste tempo... pessoas que admito já estar a esquecer-me mas que após esta minha viagem, mostraram ser muito mais que apenas amigos, erasmus, colegas (como lhe queiram chamar). Afinal, deixei por lá autênticos irmãos, irmãos que nunca tive e que agora me apercebo ter.

Não houve uma geração de Erasmus tão forte e unida como a do semestre de inverno de 2007. Os habitantes, os funcionários, os alunos, os que lá ficaram e até os polícias dizem isto. Para dizer a verdade, fazíamos muitas maluquices mas fazíamos a diferença... A nossa geração ficou gravada naquela cidade e jamais alguém irá esquecer os Gjøvik Monkeys!!! Aqui ficam alguns clássicos:





Foi muito bom voltar à Noruega mas ao mesmo tempo muito estranho e triste... Parecia que tinha estado ali ontem mas ao mesmo tempo senti aquela sensação que nem consigo explicar... Tantas emoções foram vividas por aquelas ruas e ruelas, enfim, ai as saudades....Tava mesmo a precisar desta viagem mas custou-me mesmo muito dizer adeus a todos... aliás, não foi adeus mas sim até uma próxima pois prometi voltar antes do inverno acabar ;)


GIL & EDGAR (Meus br***s!!!)

Vamos lá a ver se seguem os conselhos que vos dei, que tenham sucesso no que projecto que vão por aí fazer e que continuem a dar a conhecer o bom nome de Portugal. Um país que está no cu do mundo, eu sei, com pessoas estranhamente extrovertidas (visto aí de cima) mas pessoas com uma facilidade de meter conversa e hospitalidades inigualáveis. Enfim, um povo marafado para caraças!!!


PARA TI QUE ESTÁS A PENSAR DEMASIADO

Acabo este post com uma mensagem a todos aqueles, que nos últimos meses me têm contactado a perguntar mil e uma coisas sobre a Noruega. Alguns de vocês tiveram propostas para ir para lá trabalhar e ainda estão naquela de ir ou não... É assim, deixem-se de mariquices e ponham-me essas pernas a mexer porque de certeza que não se vão arrepender. Depois vou lá visitar-vos ;)
Para dizer a verdade, já tentei voltar à Noruega para trabalhar mas sem sucesso. A ideia já me tinha passado mas depois desta viagem, a vontade voltou e não me parece que vá desistir assim tão cedo de o fazer.
Para os que mesmo depois disto tudo ainda estão naquela... pensem só no ordenado mínimo de 3000 euros e ordenados de 5000 euros para recém licenciados.

VAAA...TOCA A MEXER!!!


Já agora, não me podia despedir sem a tão aclamada secção:

X-FILES










UUUUUUAAAAAAAAAAAAHHHHHHHH!!!

1 comentário:

Usa as chaves para entrar disse...

Já te disse que te detesto?! É que insistes em ir lourear a pevide e nunca me levas! Ainda por cima para terra da neve que, segundo me parece, é linda! ;)

xinhus